Quando somos convidados para uma festa, além da preocupação comum em escolher o modelo da roupa que iremos usar, devemos também nos preocupar com o estilo de roupa que devemos usar, pois, para cada situação, um tipo certo de traje. Festas informais pedem roupas também informais, com tecidos menos nobres e estilo despojado; já as festas sofisticada pedem roupas glamorosas, com tecidos nobres e complementos com o mesmo padrão.
Dicas de Roupas para Cada Ocasião
Para um evento mais descontraído, com os amigos e familiares, como festas informais durante o dia, festas infantis, churrascos, almoços informais ou recepção em sua casa; use traje esporte, que pode ser composto por: vestido-tubo; saias restas ou evasê; calças de alfaiataria; macacões; estampas; camisas; bermudas de alfaiataria; blusinhas descoladas; vestidos ou calças em jeans, mas, com lavagens bem escura e modelagem sofisticada; espadrilles; sapatilhas; sandálias de salto médio; ou peep toes. Nesta ocasião os tecidos não devem ter brilho ou aplicações e bordados exagerados. Você pode deixar os cabelos soltos ou fazer algum penteado despojado, como um semipreso ou rabo de cavalo mais simples; a maquiagem deve ser leve e suave.
Para ocasiões em que o evento não é tão sofisticado, mas, também não é tão informal, use traje esporte fino, ou traje passeio, este estilo é indicado para ser usado em reuniões de negócios, batizados à tarde, jantares comemorativos, ou festa do trabalho; você pode usar vestidos; saias godês, lápis ou evasês; terninhos; macacões um pouco mais sofisticados; scarpins; e sandálias de salto alto. Neste caso os tecidos podem ser nobres, como a seda, e um pouco de brilho ou bordado é aceito. A maquiagem deve ressaltar seus pontos fortes, mas, não pode ser muito forte; os penteados como rabo de cavalo, coques ou semipresos mais sofisticados são ótimas opções.
Em formaturas, festas de quinze anos, convidadas de um casamento, ou em jantares formais, deve ser usado um traje social, ou passeio completo; composto por vestidos curtos, mídi ou longos, confeccionados com tecidos nobres, como a seda ou mousseline; rendas; bolsas de mão; salto alto; e brilho. Evite exageros com relação à transparência, caso haja; comprimentos míni; e brilhos muito exagerados. Você pode fazer um penteado sofisticado, e a maquiagem pode ser marcada.
Em ocasiões extremamente formais e sofisticadas, você deve usar traje a rigor, ou traje black-tie, composto exclusivamente por vestidos longos sofisticados; aqui você pode ousar um pouco mais e incluir fendas, transparências, decotes profundos, clutch com brilho, e salto alto. O penteado e a maquiagem também devem ser elaborados, para criar harmonia com o vestido.
Leia também:
[…] Tipo Certo de Traje para Cada Tipo de Festa […]