Correr, caminhar ou somente pular em um minitrampolim, ou cama elástica, pode auxiliar você a conseguir um gasto calórico bem maior do que se fizesse os mesmo movimentos em terra firme, já que é preciso manter o equilíbrio e a estabilidade sobre a cama elástica, e isso queima mais calorias. Em média, 50 minutos de atividade física sobre o minitrampolim equivalem a uma perda calórica de até 600 calorias, bem mais que em uma corrida convencional de uma hora.
Dicas de Exercícios em Cama Elástica
Você não deve fazer exercícios em minitrampolim se você tem problemas na coluna, joelhos ou quadril; se você está grávida; ou se você tem labirintite ou outro problema relacionado com desequilíbrio físico.
Faça os exercícios sempre com um tênis, nunca descalço; não pise nas laterais da cama elástica; e suba sempre de frente no minitrampolim, e desça de costas, para não forçar os joelhos.
O principio básico dos exercícios em cama elástica é empurrar a lona, e não saltar. Quando estiver “andando” ou correndo devagar, force os calcanhares na lona, mantendo a coluna reta; quando estiver realizando movimentos mais fortes e rápidos, deixe a coluna inclinada para frente.
Para caminhar ou correr devagar em um minitrampolim, deixe a ponta do pé apoiada na cama elástica e levante apenas o calcanhar. Repita consecutivamente o movimento, alternando os pés, e acompanhe os movimentos com os braços, para frente e para trás. O ideal é intercalar movimentos rápidos e lentos, para conseguir um gasto calórico maior, por isso, os iniciantes devem fazer estes movimentos de 1 a 2 minutos, intercalando o mesmo tempo com movimentos mais lentos; e os que estiverem em nível mais avançado, fazer os movimentos de 2 a 5 minutos, e intercalar com 3 minutos de movimentos leves. Faça os exercícios de 2 a 3 vezes por semana se você for iniciante e de 3 a 4 vezes por semana para nível avançado.
Assista ao vídeo e confira alguns exercícios básicos para minitrampolim.
Leia também:
[…] Como Fazer Exercícios em Minitrampolim […]