Drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma mais rápida. A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos; ela estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico e a ação anti-inflamatória do organismo; além de combater a celulite e ser relaxante. A drenagem linfática foi desenvolvida 1932, pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa. E o melhor desta técnica é que você pode realizar alguns movimentos em casa e, sozinha.
Técnicas de Drenagem Linfática
Para auxiliar os movimentos da massagem, você pode usar um hidratante comum, ou utilizar cremes redutores de medidas ou cremes anticelulites, que quando aliados à drenagem linfática, têm seus efeitos potencializados. Cada região deve ser massageada por cerca de três minutos ou até a absorção total do produto, o ideal é que a área massageada fique quente e um pouco avermelhada. A quantidade de creme a ser espalhado deve variar de 1 colher (sobremesa) a 2/3 dessa medida, dependendo da extensão da área a ser massageada.
Antes de iniciar a drenagem linfática, faça uma esfoliação no corpo todo, para retirar as células mortas e otimizar a absorção dos ativos do creme. Você pode usar produtos específicos, ou bater no liquidificador 100 gramas de sal grosso (até moer bem) e adicionar 30 gramas de gergelim e 3 colheres (sopa) de óleo vegetal; e esfregar por todo o corpo.
Na barriga, os movimentos são circulares, no sentido horário, com a palma da mão aberta. Além de facilitar a penetração do creme, estes movimentos também auxiliam os intestinos a funcionar melhor.
Nas coxas, vá do joelho até a parte interna das coxas, na altura da virilha. Massageie como se estivesse dando beliscões, com as mãos movendo-se em direções opostas.
No bumbum, faça movimentos circulares e rápidos (no sentido horário), de baixo para cima e indo em direção à parte interna das coxas. Faça um lado de cada vez.
Assista ao vídeo e confira mais movimentos e dicas para fazer drenagem linfática em casa.
Leia também:
Muito interessante e de grande utilidade principalmente para quem não pode pagar para fazer. E também todo tempo disponível em casa, pode ser usado com essa finalidade.