Páscoa não precisa ser sinônimo de ganho de peso, mantendo o equilíbrio é possível deliciar-se com o chocolate sem que isso prejudique seu corpo e sua dieta. Você não precisa comer todos os ovos de Páscoa e bombons que ganhou em um único final de semana, e nem transformar o chocolate em alimento principal de todas as refeições, basta intercalar e fracionar o chocolate com outros alimentos mais saudáveis.
Como Não Engordar na Páscoa
Quando for comprar seu ovo de Páscoa, escolha a versão que você mais gosta, porém, em tamanho pequeno, assim, você satisfaz seu desejo por chocolate e não ultrapassa seu limite. Mas, não coma o ovo inteiro de uma vez, coma no máximo trinta gramas por dia, o que equivale a quatro quadradinhos de uma barra de chocolate.
Prefira o chocolate amargo e meio amargo, eles são mais saudáveis e menos engordativos que o chocolate ao leite e o chocolate branco (o chocolate mais calórico de todos). Mas, não ultrapasse o limite de trinta gramas ao dia, mesmo com o chocolate amargo.
Os ovos de Páscoa na versão light e diet podem arruinar sua dieta, pois, o diet não contém tanto açúcar, mas, contém a mesma quantidade ou até mais de gordura, e o light muitas vezes leva a pessoa a consumir uma quantidade maior que o limite por ser menos calórico, arruinando da mesma forma a dieta.
Não deixar o chocolate à vista em casa é uma ótima dica para não beliscar a todo o momento, deixe-o guardado em um armário e coma somente a quantidade limite por dia. E caso tenha ganhado ovo demais, dê de presente para outras pessoas, assim, eliminará parte de suas preocupações e tentações.
Durante os dias comemorativos da Páscoa, suas refeições devem ser as mais saudáveis possíveis, eliminando assim calorias extras. Seu café da manhã deve conter muitas frutas e nada de gordura, como manteiga e queijos amarelos; seu almoço deve ter muitos legumes e verduras e nada de fritura e gorduras, prefira carnes brancas e grelhadas; e seu jantar deve ser ainda mais leve, com uma sopa de legumes. E durante o dia tome muita água (no mínimo dois litros) e coma muita fibra, presente em frutas e cereais integrais.
E elimine outro tipo de sobremesa de suas refeições, para não acrescentar ainda mais calorias. Coma as trinta gramas de chocolate como sobremesa após o almoço, assim, a proteína presente na refeição, contrabalanceará com o açúcar do chocolate.
E durante os dias da Semana Santa, faça muito exercícios físicos, pode ser caminhada, corrida, andar de bicicleta, passear com o cachorro, brincar com crianças, andar de patins, dançar ou fazer qualquer outra atividade física que lhe dê prazer.
Leia também: