Cabelo afro, dicas, cuidados – Por causa do formato em espiral, o fio crespo é mais seco do que o liso, pois, a oleosidade produzida no couro cabeludo não consegue chegar até as pontas, por isso, quem tem cabelo afro deve ter um cuidado redobrado com os fios.
Dicas para Cuidar do Cabelo Afro
Os cuidados com os fios afro devem começar durante o banho, use shampoo e condicionador específicos, eles têm ação direta sobre o brilho e controle do volume dos cabelos.
Depois de lavar os cachos, não seque com toalha comum, pois, pode arrepiar os fios, prefira as tolhas de papel ou microfibra. Posicione a toalha na ponta dos fios e comprima até a raiz, enxugando e ao mesmo tempo formando cachos.
Invista em um leave-in ou em cremes para pentear, os que contêm silicone na fórmula, encapam e desembaraçam os fios.
Melecar o cabelo com muito produto não é garantia de cacho perfeito, controle a quantidade e espalhe o creme por igual, nos fios úmidos. Para desembaraçar fios muito encaracolados, prefira uma escova grande e quadrada, fios com ondas suaves podem ser desembaraçados com pente de madeira.
Depois de aplicar o produto, jogue a cabeça para frente e para trás para soltar os fios, depois, use um difusor, que seca os cabelos sem armar e ainda auxilia a definir o encaracolado.
O ideal é cortar o cabelo afro a seco, cabelos crespos não devem ter formas arredondadas, é preciso alterar mechas curtas com compridas para amenizar o volume.
Não durma com os cabelos molhados e presos, achando que realçará as ondas no dia seguinte, além de não ter eficiência, este processo pode causar micose superficial no couro cabeludo, e para tratar é preciso raspar a área afetada.
O ativador de cachos define sem deixar os cabelos com aspecto molhado, é ideal para cabelos sem química. Já o umidificador de cachos devolve a umidade e dá forma aos cachos quando não há tempo para lavar os cabelos.
Leia também:
[…] Cabelo Afro, Dicas, Cuidados […]