As argolas podem ser bem mais surpreendentes do que você acreditava até hoje.
Se alguém abrir o seu porta-joias neste exato momento, certamente irá encontrar não apenas um, mas vários pares de brinco de argola presentes dentro dele, certo?
Isso não é à toa, já que esses acessórios estão entre os mais queridinhos e usados no mundo inteiro. No entanto, existem algumas curiosidades sobre o assunto que ninguém te contou, mas que vale a pena conhecer.
Curiosidade sobre os brincos de argola que ninguém te contou antes
1 – Clássico milenar
O brinco em formato de argola talvez seja o modelo mais antigo de adorno utilizado pelos seres humanos.
Há registros de itens encontrados pelo mundo e que datam de 2,5 mil anos antes de Cristo. Pois é, há mais de 4 mil anos, pessoas já utilizavam os formatos circulares preços no lóbulo da orelha.
2 – Moeda de troca
Piratas e marinheiros utilizavam as argolas como pagamento por um enterro justo, você sabia? Pois é, se um deles morresse em alto mar, a pessoa que o encontrasse poderia pegar seus brincos – geralmente em ouro – como forma de pagamento por ter um sepultamento honrado em terra firme.
3 – Originalmente, os brincos eram de homens
Embora a argola seja um dos itens mais apreciados do universo da moda feminina, originalmente esses itens eram utilizados por homens. Habitantes milenares do Sul da Mesopotâmia sempre foram retratados com o acessório presente nas orelhas.
4 – O que significa?
A verdade é que não existe um significado padrão para esse formato de brinco. Conforme cada cultura, o item recebe uma determinada conotação, mas é comum que ela esteja atrelada à honra, espiritualidade e até à classe social que o indivíduo participa.
5 – Argola pode ser símbolo de ciclos
Se você quer um significado especial para a argola que tanto admira, pense que o círculo é utilizado como símbolo de ciclos, incluindo a própria vida. É algo que termina em seu próprio começo e tem o objetivo de sinalizar para unidade, continuidade e renovação.
6 – Sinal de poder
Tanto no Egito quanto na Grécia, as argolas eram sinais de nobreza e de ascensão social. Principalmente aquelas que eram cunhadas em metais nobres, como o ouro. Até hoje, o brinco deste formato pode ser encarado dessa maneira também.
7 – Orelha esquerda?
Reza a lenda que os homens utilizavam a argola na orelha esquerda, o motivo para isso vem da pirataria. Usar o acessório do lado esquerdo não atrapalha na hora de dar um tipo com uma espingarda de dentro de um navio, por exemplo.
8 – Argolas se popularizaram nos anos 20
Não existe uma data específica que marque a popularização dos brincos de argola como conhecemos hoje. Contudo, especula-se que a década de 1920 tenha sido essencial para que isso acontecesse.
9 – Argola para sempre
Seja qual for a data que deu início à sua popularização, é preciso reconhecer que a argola ganhou seu espaço definitivo na cultura popular. Não importa qual é a tendência do ano em questão, os brincos redondos sempre terão seu espaço garantido.