A tatuagem, durante a passagem das épocas ganhou vários simbolismo; em algumas civilizações antigas era associada a hierarquia, em outras associadas ao misticismo. Mas, atualmente a tatuagem popularizou-se e é usada muitas vezes como um acessórios de moda. A tatuagem consiste na aplicação com agulhas, de pigmentos de tinta na derme (camada interna da pele), com isso a dor é inevitável; alguns locais doem menos (regiões com mais músculos), porém, em partes do corpo onde não há grande concentração de carne e músculos, a dor é bem maior. Mas, nada comparado à dor no momento de remover a tatuagem.
Técnicas para Remover Tatuagem
Atualmente há mais diversidade de procedimentos para a remoção da tatuagem, no passado o processo mais utilizado era a “abrasão” processo que consistia em “lixar” a pele até a derme para retirar totalmente a tatuagem, mas, neste processo também ficava uma cicatriz, que muitas vezes incomodava mais que a tatuagem em si. Cirurgias também eram utilizadas, mas sempre ficava uma pequena cicatriz.
Atualmente o método mais utilizado são os tratamentos a laser, como dermoabrasão, excisão, e salabrasão, cada um indicado para determinado pigmento utilizado durante a realização da tatuagem.
Mas, utilizar laser para remover a tatuagem não garante como resultado uma pele novamente lisa e sem sinais, pois, dependendo do pigmento e da profundidade, pode ainda restar marcas após a remoção da tatuagem. As cores mais fáceis de serem retiradas são o preto e as cores escuras, como azul-marinho, verde-escuro e marrom-escuro. A cor mais difícil é a amarela.
Normalmente são necessárias várias sessões para retirar uma tatuagem, e os procedimentos também não são baratos, variam de cidade, profissional, cor a ser retirada, aparelho e profundidade da tatuagem, mas, cada sessão não custará menos que R$ 600,00. Por isso, sempre é bom pensar muito antes de decidir fazer uma tatuagem.
Leia também:
- Como Preparar a Pele para a Maquiagem
- Como Fazer o “Make Bonita” do Verão 2012
- Como Fazer em Casa Tratamentos como de Spas