Se você está pensando em começar a fazer aulas de ballet, saiba que precisará diariamente de doses altíssimas de disciplina e força de vontade, pois, por mais que os movimentos do ballet sejam delicados e harmoniosos, sua coreografia e os exaustivos ensaios requerem o seu máximo, física e mentalmente. E para se tornar uma verdadeira bailarina, além dos ensaios e coreografias, você precisará de uma roupa adequada, que normalmente é escolhida levando em conta seu tipo físico, estilo de ballet que você pratica e o roteiro da apresentação que irá fazer.
Roupas de Bailarina
Para os ensaios normalmente são usadas saias sem muito volume e collants, as cores mais comuns são o preto, branco e rosa, mas, dependendo do seu estilo pessoal e da escola de dança onde você tem as aulas, pode optar por outras cores de roupas para os ensaios.
Se você for fazer aulas de ballet clássico, você usará saias de tule bem armadas, e bem curtinhas, para destacar suas as pernas e os seus movimentos. Se você for fazer ballet romântico usará saias mais longas, com detalhes de flores, para remeter ao campo e à ingenuidade e pureza. Mas, caso for dançar ballet moderno ou contemporâneo, você usará malhas e collants, quase com o mesmo estilo das roupas para os ensaios.
E para cada apresentação ou evento a roupa é trabalhada para seguir o estilo do roteiro, por isso, algumas roupas para apresentação podem conter detalhes de plumas, serem bordadas inteiramente com pedrarias ou terem detalhes e recorte diferenciados e inovadores, como transparências ou aplicações de laço, flores e cristais.
Leia também: