O cabelo crespo exige cuidados especiais. O mais importante deles é evitar pentear os cabelos quando secos, pois, o atrito entre os fios gera eletricidade estática, fazendo com que os cabelos se armem e fiquem arrepiados. Porém, com cuidados diários simples, é possível se apresentar com um belo cabelo crespo.
Cuidados para Cabelos Crespos
O cuidado principal é somente pentear os cabelos crespos úmidos, e usando um creme para pentear, que é um grande aliado dos cabelos crespos. Aplique o creme para pentear e desembarace os fios com as mãos e em seguida, com um pente de dentes bem largos, iniciando das pontas até chegar à raiz.
No momento de lavar os cabelos massageie o couro cabeludo suavemente com a ponta dos dedos, para ativar as glândulas sebáceas. O uso do condicionador é obrigatório, pois, anula a eletricidade estática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos, porém, evite passar na raiz dos cabelos, para não deixá-los com aspecto oleoso.
Não enxugue os fios vigorosamente, apenas pressione a toalha suavemente (se for uma tolha absorvente, melhor) para simplesmente absorver o excesso de água. Deixar o cabelo secar naturalmente evita que os fios se armem e fiquem arrepiados. Mas, se for necessário usar o secador de cabelos, use um difusor ou posicione o secador de cima para baixo, nunca ao contrário, porque levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume.
Como o corte também ajuda a controlar o volume dos cabelos, eles devem ser cortados a cada mês ou no máximo a cada dois meses, e a hidratação deve ser feita duas vezes por semana.
E para garantir a hidratação e beleza dos cabelos crespos faça um creme de carambola. Você irá precisar de:
4 carambolas maduras
½ litro de água filtrada
1 sabonete de glicerina ralado
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de óleo de amêndoas
10 colheres (Sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de gelatina incolor
Bata as carambolas no liquidificador com a água filtrada. Leve ao fogo, acrescente o sabonete e deixe cozinhar até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente o mel, o óleo de amêndoas, a gelatina e, por último, a farinha de trigo. Mexa bem até obter uma pasta. Passe o creme da raiz às pontas e deixe agir por 4 horas em cabelos sem química e por 3 horas em cabelos com química. Enxágue, passe um condicionador específico para cabelos crespos e enxágue novamente. Faça esta receita uma vez ao mês ou sempre que sentir seus cabelos muito danificados. E se preferir você pode substituir as carambolas por pêssegos.
Leia também: