Existem vários modelos de saias rodadas; as saias evasês, com pouca roda; as saias godês, bem rodadas; as saias rodadas com babados; as saias balonês, que ficam um pouco rodadas; as saias plissadas; e as saias com corte em “A”, que não são tão rodadas, mas, também não são retas, e quando confeccionadas em tecido fluído, ganha movimento e balanço. E entre os vários modelos de saias rodadas, também há vários tecidos diferentes que elas podem ser confeccionadas, e dependendo de cada tecido, um resultado final e um caimento diferente. E cada biótipo exige um modelo de saia rodada, com um tecido específico.
Dicas para Usar Saias Rodadas
As mulheres com coxa grossa, ou com bumbum grande, ou que tenham quadril largo, devem evitar usar saias muito rodadas e curtas, pois, este tipo de saia criará ainda mais volume na região do quadril. Para mulheres com este tipo de corpo, o ideal é usar uma saia evasê, com comprimento na altura dos joelhos, ou mais compridas, e confeccionadas em tecidos leves, mas, que não marque muito o corpo, como o crepe ou tricoline.
As saias muito rodadas e curtas, ou muito curtas e com babados; podem ser usadas apenas pelas adolescentes e jovenzinhas, e que estejam em plena forma física e que não tenham coxa grossa. As meninas podem usar saias confeccionadas em tecido mais fluídos, como seda, malha e mousseline, com forro.
As mulheres baixinhas também devem evitar saias curtas e com muito volume, como as saias balonês e godês, pois, este tipo de saia achata a silhueta. A melhor opção para as mulheres baixinhas são as saias plissadas ou evasês e na altura dos joelhos, ou no máximo, com quatro dedos acima dos joelhos. As baixinhas também devem evitar as saias rodadas com comprimento midi e as saias longas rodadas.
E quando você usar uma saia rodada, equilibre a silhueta usando uma blusa mais ajustada ao corpo, para não criar ainda mais volume à silhueta; e isto vale para todas as mulheres (de todas as idades), e para todos os tipos físicos.
Leia também: