Pelo encravado é o pesadelo e o tormento de qualquer pessoa, não somente as mulheres sofrem com este mal, muitos homens após fazerem a barba também padecem deste problema; que além de comprometer a beleza estética da região afetada, pode ocasionar dores, coceiras e desconfortos. Mas, com medidas simples é possível reverter o quadro e deixar a pele viçosa outra vez.
Dicas para Diminuir Pelos Encravados
Aplique sobre a região afetada, uma compressa com soro fisiológico morno ou chá de camomila morno, pois, estes dois elementos auxiliam a acalmar a região onde os pelos estão encravados; você pode utilizar uma gaze ou algodão para fazer a compressa.
Você também deve fazer uma esfoliação leve, duas vezes por semana, para limpar a região, retirar as células mortas e auxiliar a prevenir que os pelos encravem; pois, o pelo encrava por não ter força para romper a camada da pele.
Faça uma esfoliação à base de mel, açúcar mascavo e flocos de aveia, use a medida de 1 colher (sopa) para cada ingrediente, e misture uma quantidade suficiente para você passar em toda a região atingida.
Outra opção muito eficiente é misturar fubá e mel e esfoliar a região onde os pelos estão encravados. Misture os dois ingredientes até virar uma pasta.
Você também pode misturar 1 colher (sopa) de azeite de oliva, com 2 colheres (sopa) de açúcar cristal, com 1 colher (sopa) de suco de limão, e esfoliar a área afetada. Retire com água morna e passe filtro solar na região se for sair ao sol, pois, o limão pode manchar a pele.
E em todas as esfoliações os movimentos realizados devem ser circulares e delicados, para não machucar ainda mais sua pele.
Leia também:
- Conheça a Técnica de Shiatsu Capilar
- Dicas de Penteados para Ir Trabalhar
- Dicas de Cortes de Cabelo Masculinos para Cabelos Afros ou Cacheados