O batizado é uma celebração muito importante para os cristãos e que comove todos os que dela participam, pois, é o momento que está sendo concedido o primeiro sacramento na vida desse novo ser. Os pais da criança escolhem os padrinhos que possam guiar os passos do afilhado no caminho do bem e de seus preceitos religiosos. E além da escolha dos padrinhos a escolha da roupa que a criança usará no batizado também é muito importante, pois, ela deve ser preferencialmente de cor branca (que simboliza a pureza e a presença do Espírito Santo), ou de uma cor bem clara, caso não encontre a roupinha adequada na cor branca. A tradição diz que a roupa do batizado deve ser adquirida pelos padrinhos, mas, por uma questão de estilo pessoal, nada impede que os pais comprem a roupa da criança, porém, é necessário que pais e padrinhos entrem em comum acordo.
Roupas Infantis para Batizado
Se a criança a ser batizada for ainda um bebê, você pode optar por macacões, jardineiras ou conjuntinhos de calça (ou bermudões) e camisa, para os meninos; vestidinhos para as meninas; ou ainda usar túnicas longas e brancas, conhecidas como mandrião, para ambos os sexos.
Caso a criança a ser batizada seja maiorzinha, ou até mesmo uma pré-adolescente, as roupas para o batizado podem seguir o padrão de roupas infantis de festa, mas, obedecendo a cartela de cores bem clara, sendo também o branco a cor preferencial. E nos dias frios pode ser acrescentado paletó, blazer ou sobretudo, tanto para os meninos, quanto para as meninas.
E além das roupinhas para o batizado, os acessórios também são importantes; meias, sapatinhos, babador, presilhinhas, chapéus ou bonés (devem ser retirados da cabeça da criança dentro da igreja), tiaras, lenços, e a toalha de mão, também devem ser brancos, mas, podem ser personalizados para o dia do batizado.
Leia também: